Pesquise no Grupo AVPH

Pau Brasil

Pau Brasil - Flora AVPH Pau Brasil - Flora AVPH Pau Brasil - Flora AVPH Pau Brasil - Flora AVPH Pau Brasil - Flora AVPH

    O Pau Brasil é a árvore simbolo de nosso país, seu nome tem origem em sua madeira cor de brasa. O nome brasil já era conhecido na Europa antes do nosso descobrimento e designava o corante de cor vermelha já extraídos de madeiras originárias da Ásia e da África e o nome Brasil originou-se na época da colonização (Terra Brasilis). É uma planta espinhenta que ocorre desde o estado de Ceará até ao do Rio de Janeiro, na chamada floresta pluvial atlântica, porém com maior frequência no sul da Bahia.
    Foi muito utilizada em construções navais e civis, porém seu uso mais importante foi na área de corantes, que gerou muitas riquezas para o reino. Sua intensa exploração quase levou essa espécie a extinção.
    Atinge uma altura média de 8 a 12 metros, com um diâmetro médio de 40 a 70 centímetros.
    Floresce nos meses de Setembro a Outubro, porém nota-se certa dificuldade para indivíduos solitários florescerem e a maturação dos frutos ocorre nos meses de Novembro a Janeiro.
    A sua madeira é muito pesada, dura, compacta, resistente e é utilizada atualmente para a construção de arcos de violino.
    Para a produção de mudas deve-se colher os frutos diretamente da árvore quando abrirem espontaneamente e liberarem as sementes e secar ao sol. Deve-se plantar as sementes em terrenos argilo-arenoso e cobri-los levemente. A taxa de germinação é próxima de 60%. Apenas 1 kg pode conter até 3600 sementes.

Dados do Vegetal:
Nome: Pau Brasil
Nome Popular: Pau Brasil, Brasileto, Ibirapitanga, Pau-rosado, Orabutã, Muirapiranga, Pau de Pernambuco.
Nome Científico: Caesalpinia echinata
Local de Origem: Brasil
Diâmetro do tronco: 90 centímetros
Altura: 30 metros
Longevidade: superior a 300 anos

Classificação Científica:
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Subfamília: Caesalpinioideae
Gênero: Caesalpinia
Espécie: Caesalpinia echinata, Lam, 1785

Referências:
- Árvores Brasileiras - 5ª Ed. - Vol 1, Harri Lorenzi, PLANTARUM.


Loading...
loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.